quarta-feira, 2 de março de 2011

Mensagem- Os campos

A I parte da Messagem, Fernando Pessoa intitulou-a de Oa Campos. Numa edição que tenho aqui em casa, o responsável pela ilustração colocou como fundo um campo que parece ser do Alentejo com apenas uma árvore no meio. Pergunto-me porquê o Alentejo? Nunca obterei a resposta a esta pergunta, bem sei mas... EU, penso que pode ser um dos campos... porque não???
De qualquer modo, fico a pensar nos "campos" de FP e por que motivo iniciou ele o poema apresentando o seu sentir acerca dos campos. Uma coisa me parece certa, ele não se refere a uns campos quaisquer, refere-se aos campos. Campos portadores de mensagem. Se a Messagem é para o seu país, então menos dúvidas ficam, trata-se dos campos de Portugal. E o que irá ele dizer- nos acerca dos campos de Portugal? Campos agrículos? campos especiais? Veremos. Voltarei em breve. Digam-me o que pensam, ok??? Que haja polémica aqui!!!!!!!bj

2 comentários:

  1. Não faço a menor ideia sobre as razões que levaram FP a iniciar o seu poema com o seu sentir acerca dos campos. Penso, no entanto, que FP não teria nada a dizer sobre campos agrícolas ou outros campos vulgares. Provavelmente refere-se a campos especiais, mas não sei de que natureza. Talvez se tratem de campos desconhecidos, campos que apenas algumas pessoas, aquelas que possuam dons especiais, possam ter acesso. Não tenho ideia de mais nada de que possam ser esses campos.

    ResponderEliminar
  2. "Os Campos" são o mesmo que Terra e opõem-se ao Mar... Simbolizam Portugal, o espaço do descanso, o porto de abrigo,a paz,a recompensa depois de grandes trabalhos, como, por exemplo, os Descobrimentos.

    ResponderEliminar