terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vamos então começar a ler a maravilhosa Mensagem. Vamos escrevendo ao sabor da leitura. Começa Fernando Pessoa a sua obra, que ainda editou em vida, por inscrever em epígrafe, na 1ª. página o pensamento em latim " Benedictus Dominus Deus noster qui dedit nobis signum" (Bendito o Senhor nosso Deus que nos deu o verbo-foi assim, creio, que ele próprio traduziu). Ao depararmo-nos com este pensamento, o nosso pensamento começa a divagar e interrogamo-nos "o que quer dizer com isto?" A mim fascina-me este pensamento de agradecimento a Deus. FP está agradecido mas seguro. Sente-se senhor da palavra. Já pode começar a escrever a sua obra. Será uma obra divina já que as palavras foram dadas ao poeta poe Ele? Por certo será uma grande obra!
Que pensam???Digam là!

3 comentários:

  1. No sentido religioso, Verbo significa a 2ª pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, Jesus Cristo.
    Da epígrafe, deverei depreender que Deus é bendito por nos ter enviado o Seu Filho. Ora sendo o epígrafe "uma frase que serve para resumir ou introduzir uma obra", então deverei concluir que ela, neste caso, foi escrita por inspiração divina. Isto é, FP ao escrever a Mensagem, limitou-se apenas a escrever as palavras que lhe foram transmitidas por Deus. Respondendo finalmente à questão colocada, por tudo aquilo que disse, a Mensagem é, no meu entender, uma obra divina.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais nada devo dizer que removi a mensagem anterior porque me enganei a redigi-la.

    Então, vamos lá ao assunto proposto.A expressão latina "Benedictus Dominus Deus noster qui dedit nobis signum" traduz-se: Bendito Nosso Senhor que nos deu um sinal. É importante que nos fixemos na palavra "signum" (sinal), visto que ela nos transmite logo a ideia de abstração e de simbologia que caracteriza a "Mensagem".

    ResponderEliminar