domingo, 30 de janeiro de 2011

"Mensagem"

Esta é a sessão de abertura.Não é meu desejo " impor" a minha leitura da obra. Gostaria, sim de deixar o meu sentir e sentir o sentir de cada um. A "missão" que me propus é orientar a leitura da obra Mensagem, passo a passo.Não é preciso termos a obra lida. Em cada sessão, fica o poema objeto da nossa leitura. Pois começo agora. Não por um poema mas pelo título. Porquê Mensagem o título escolhido por Fernando Pessoa? Antes de lermos a obra, o que pensar deste título? Em que pensaria o poeta? Mensagem para quem? Que recado queria transmitir? Pensando apenas nesta obra que "não conhecemos", desligada do conhecimento de toda ou parte da obra do poeta,  eu pensaria numa mensagem estética. Se ele está a dar este título a uma obra poética!.... E parece tratar-se de algo que ele não quer deixar de transmitir, qualquer que seja o assunto da obra. Será um assunto urgente! Se fala para portugueses, será, porventura, um assunto importante para os portugueses! Nacionalismo?
Temos que descobri-la no conjunto dos poemas.
Digam o que pensam e, lidos os poemas na sua totalidade, podemos confirmar ou infirmar as nossas suposições.
Para a próxima fica um poema. Até lá.

4 comentários:

  1. Opá eu não sei nada de Fernando Pessoa, nem d'A Mensagem. Por isso este blogue é muito bem vindo, cá para mim! Força. Qualquer coisa, dispõe ...

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao título que FP escolheu... não sei. tenho de pensar... Mas acho que é um recado. Ah disso não tenho grandes dúvidas! Dirigidinho aos tugas! Talvez que não nos devemos agarrar tanto ao passado... Às vitórias mais que mortas e enterradas! Fica a sugestão. Isto é o resultado do pouco k conheço, claro! E se calhar já estou influenciada! Ai...

    ResponderEliminar
  3. Nunca pensei na razão ou razões que levou FP a escolher o título "Mensagem". Sem nunca ter lido este livro e sem nada conhecer da obra de FP, palpito que a escolha do título seja resultado de reflexões pessoais, diversas, sobre temas da vida quotidiana das pessoas, mais particularmente dos portugueses, das suas formas de agir e de pensar e que nos são transitidas em jeito de "mensagem" no livro com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  4. Mensagem é um recado, uma recomendação, um aviso...Certamente que esta mensagem de "Mensagem" é dirigida aos Portugueses e vai ser transmitida através de mitos, "Desejo ser um criador de mitos...", diz o Poeta.

    ResponderEliminar